Um dos elementos cruciais de qualquer site de comércio eletrônico são as descrições dos produtos. Embora o preço seja importante, juntamente com a disponibilidade, o envio e as revisões de produtos, são as descrições de produtos que geralmente fazem o trabalho pesado para a criação de uma venda. É por isso que queremos compartilhar nossas principais dicas para escrever descrições de produtos que vendem. Fornecemos inúmeros serviços de marketing digital para clientes e, muitas vezes, ao revisar um site que deseja passar por um novo design, há problemas notáveis ​​com as descrições do produto.

As descrições de produtos são uma parte crítica do marketing, pois são frequentemente usadas como snippets ao promover um produto nas mídias sociais e em outros locais. Eles também podem fazer ou quebrar uma venda. Muitas empresas estão perdendo conversões simplesmente porque as descrições de seus produtos não são tão úteis quanto deveriam. A realidade é que não requer um copywriter incrível para corrigir esse problema; você só precisa entender algumas dicas básicas para se conectar melhor com seu público.

Escrevendo descrições de produtos que vendem

  • Os benefícios são fundamentais – Cada produto possui recursos, mas simplesmente apresentá-los como um recurso não é o objetivo. Não é sobre o que seu produto pode fazer, mas sim sobre benefícios específicos para o cliente. Por exemplo, se você está vendendo um aspirador que é leve, simplesmente listar seu peso não é tão poderoso quanto mostrar o benefício de precisar apenas de uma mão para aspirar as escadas. Cada recurso exclusivo deve ser transformado em um benefício que atenda aos desejos e necessidades do cliente. Você precisa informar aos clientes como o seu produto os ajudará. Considere o cliente-alvo, seus pontos problemáticos, desejos e necessidades. Em seguida, crie recursos em benefícios acionáveis ​​que atendam ao que o cliente-alvo está procurando. 
  • Inclua pontos de dor – pontos de dor são um grande bem para vender produtos, especialmente se um comprador não está ciente desses pontos problemáticos. Os consumidores costumam comprar com base em uma necessidade singular. Em muitos casos, eles desconhecem ou não consideram os pontos problemáticos relacionados. Por exemplo, quando você vende brinquedos para bebês, é útil mostrar como seu produto ajuda a estimular a criatividade, mas também que é duradouro, pode ser facilmente lavado, seguro para mastigar, é grande demais para ser um risco de asfixia, etc. Ao usar vários pontos de dor os pais encontram as tampas do produto, você está vendendo de mais de um ângulo.
  • Educar compradores – Essa ideia é semelhante à acima, na medida em que você quer que um comprador tenha certeza de que está comprando um produto que atenda às suas necessidades e que abrange todos os pontos problemáticos. Em um mercado lotado, uma maneira de aumentar a confiança é fornecendo muita informação de qualidade. Tomando o tempo para descrever completamente um produto, fornecer informações sobre os materiais utilizados, fornecer informações sobre o processo de criação, adicionando o impacto ambiental ou benefício verde pode ajudar um comprador a tomar uma decisão bem informada ao comparar seu produto para outro; especialmente se o outro está faltando informações detalhadas. Este brinquedo para bebês é muito específico sobre como é bom para o desenvolvimento.
  • Incluir contação de histórias – Contar histórias é sempre uma ferramenta valiosa para vendas, pois permite que um comprador possa imaginar com maior facilidade o uso de um produto. Uma das principais razões pelas quais as pessoas compram produtos é melhorar suas vidas. Em alguns casos, é muito básico – encontrar um produto para resolver um problema. No entanto, muitas compras serão consideradas a partir de uma perspectiva de aprimoramento. Enquanto eu preciso de uma jaqueta para me proteger da chuva, eu também quero que ela pareça boa e forneça funcionalidade adicional que uma capa de chuva amarela não oferece. Uma chave para contar histórias com produtos é explorar a necessidade emocional ou psicológica por trás de um produto.

Começando

Antes de escrever uma descrição do produto, é importante rever os principais pontos de informação:

  • Quem é o cliente-alvo deste produto?
  • O que o cliente-alvo valoriza? Preço? Qualidade? Benefícios
  • O que fará esse cliente feliz? Preocupado? Animado?
  • Quais os problemas que este produto irá resolver?
  • Como este produto é diferente de outros produtos no mercado?
  • O que mais pode resolver esses problemas?
  • Como o seu produto pode fazer com que o comprador se sinta?
  • Quanta informação será necessária para tomar a decisão de compra?

Use essas informações junto com nossas dicas para criar alguns rascunhos de uma descrição do produto. Em seguida, reserve um tempo para testar essas descrições para entender melhor o que realmente ressoa com seus clientes-alvo.

Não deixe de conferir todas as semanas os ótimos artigos do blog 4DX | Agência Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *